PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é uma bússola que orienta todas as ações realizadas dentro da empresa, ajudando a administrar e controlar recursos, tempo e esforço em prol de um propósito comum. Além disso, auxilia na identificação de problemas e na execução de soluções.

Trata-se de um processo bem elaborado com as seguintes etapas indispensáveis para atingir os objetivos propostos:

1. Definir propósito e posicionamento

  • Qual a nossa realidade?
  • Onde queremos chegar?
  • Como chegaremos lá?
  • Quem a levará a chegar lá?
  • Quando chegaremos lá?

Essa fase é muito importante pois é a base de todas as atitudes necessárias em busca permanente do futuro da empresa.

1.1. Definir Identidade estratégica

  1. Negócio: Benefícios tangíveis e intangíveis que oferecemos
  2. Missão: Para que existimos
  3. Visão: O que queremos ser no futuro. Nosso sonho.
  4. Valores: Comportamentos desejados e exigidos

1.2. Análise do Negócio

Análise do contexto empresarial mais detalhado em relação ao mercado, segmento de clientes, fornecedores, concorrentes, operação, estrutura de capital, etc.

 

  1. Definir Metas

Tendo-se a definição do propósito e posicionamento temos que definir nossos objetivos e metas estratégicas e dividir estas metas por toda empresa e torná-las individuais através de planos de ações que sustentem a viabilidade e realização das mesmas.

 

  1. Comunicação/Engajamento organizacional

Nesta etapa é fundamental o engajamento de todas as pessoas e fazer o alinhamento organizacional procurando a participação e comprometimento de todos, incentivando e motivando o time em busca dos resultados estabelecidos.

  1. Execução e acompanhamento

Nesta etapa temos a hora da verdade, isto é a execução de tudo que foi planejado. É neste momento que precisamos estar atentos e acompanhar as ações propostas e gerenciar os resultados obtidos observando os pontos positivos e aqueles que devem ser realinhados quando necessários para atingir os resultados comprometidos dentro da organização.